Início do conteúdo

Exposição Musica Brasilis volta ao CMCAT

03/05/2023

A exposição MUSICA BRASILIS volta ao Centro da Música Carioca Artur da Távola nesta quinta-feira, 03/06, às 10hs.

A exposição interativa é realizada pelo Instituto Musica Brasilis, sob curadoria de Rosana Lanzelotte, e traz a primeira linha do tempo interativa que mostra momentos emblemáticos da história da música brasileira, além dos compositores com exemplos de seus repertórios.

Os visitantes poderão interagir com instrumentos, jogos e a linha do tempo da música brasileira.

A - INSTRUMENTOS:

São expostos instrumentos de origem indígena, africana e europeia, em tamanho real e miniaturas. O visitante poderá interagir com instrumentos musicais de diferentes períodos históricos, desde um clavicórdio até instrumentos eletrônicos contemporâneos.

B - JOGOS:

JOGO DE MIX: possibilita aos visitantes entender, através de animações, como funciona a notação musical. Os visitantes podem atuar sobre o volume de partes da instrumentação, para compreender como se somam para formar a música.

JOGO DE COMPOR: os visitantes "criam" a própria música a partir de trechos pré-gravados. As diferentes seções da mesa correspondem aos "ingredientes" da música: ritmo, melodia e harmonia.

C - LINHA DO TEMPO DA MÚSICA BRASILEIRA:

Propicia o acesso a informações e vídeos de obras de mais de 500 compositores brasileiros. Os conteúdos são provenientes do portal Musica Brasilis e podem ser filtrados por autor, período e gênero. A linha do tempo também está disponível online, através do link Linha do tempo da música brasileira.

Local: Palacete Garibaldi - CMCAT

Horário de visitação: Quinta a Domingo: 10 - 16hs

Entrada gratuita

Agendamento: CMCAT