Início do conteúdo

O resgate das obras de Sinhô, o rei do Samba

08/04/2021

José Barbosa da Silva, também conhecido como Sinhô, é considerado o mais popular compositor de samba das primeiras décadas do século 20. Frequentador assíduo dos principais redutos musicais da época – Festa da Penha, as sessões de capoeira, as batucadas da Praça Onze, as casas das tias baianas, inclusive tia Ciata -, foi gradativamente formatando seu estilo peculiar de criar melodias. Amigo de ricos e pobres, frequentava tanto o salão da gafieira Kananga do Japão quanto as casas mais ilustres. Escreveu mais de 150 composições, entre as quais os clássicos Jura e Gosto que me enrosco, muitas esquecidas por falta de edições. 

Em visita ao Brasil em 1920, o Rei Alberto da Bélgica soube apreciar a sua música e levou uma coleção de suas partituras, devidamente dedicadas. 

No contexto de resgate de suas obras, Rosana Lanzelotte, idealizadora do Musica Brasilis, realizou diversos encontros virtuais com professores e estudantes de instituições de ensino de música.

Está ainda disponível no portal o artigo "Sinhô, o rei do samba", com a preciosa colaboração do pesquisador Carlos Sandroni, além da timeline do compositor e 32 partituras disponíveis para download gratuito, em arranjos para voz e piano. Entre elas, clássicos como Jura e Quem são eles. Confiram!